Trink, trink, Brüderlein trink!

Atualizando quase um mês depois, SHAME ON ME! Adoro erscrever, mas é uma tarefa que demanda tempo e um pouco de paz, coisas que praticamente só vigoram na minha casa depois que o pequeno príncipe dorme, hora em que, geralmente, também durmo. Mas resolvi vir aqui tirar as teias de aranha e falar sobre um pedaço do meu fim de semana na região serrana do Rio de Janeiro! Esse post não é patrocinado, mas caso alguém se interesse em me patrocinar, “estamos aí”! *abusadjeenha*

Para a comemoração dos 31 anos do marido – é, explano mesmo -, tiramos 24h off para irmos à Teresópolis. Não sabíamos exatamente o que fazer por lá, já que quando pedi dica aos amigos frequentadores, todas foram ou de cunho ecoturístico ou de cunho gastronômico. Não que não sejamos ecológicos – hihi -, mas a gastronomia soa bem mais interessante para esse casal de “gordjeenhos”. E “beberonomia” de cerveja de qualidade também!

Terê tem um lugar que adoramos. Bem, fomos agora pela segunda vez, mas somos fãs das cervejas e sempre “caçamos” elas por aqui. Segundo a sommelier – muito simpática! – da casa, a Vila St Gallen é o primeiro/maior “Complexo Gastronômico Cervejeiro” do Brasil. Preciso averiguar isso visitando outros lugares tão bacanas quanto a Vila, mas já afirmo que lá é xodó.

O espaço da Vila – que, sim, tem a aparência de um vilarejo bávaro medieval – é dividido em três restaurantes: Bistrô, que serve, obviamente, comida francesa (ainda não está inaugurado!), Abadia, que serve fondues e racletes e o nosso preferido com louvor – salve, salve! -, Bierfest/Biergarten, que serve comida alemã. Sou bisneta de alemão, mas ainda que não fosse, a culinária é hiper saborosa, principalmente pelo fato de utilizar muita batata e carnes robustas.

Nos moldes de uma vila bávara medieval, a Vila St Gallen fica especialmente encantadora à noite. Foto: Ana Togashi.

Com cara de vila bávara medieval, a Vila St Gallen fica especialmente encantadora à noite. Foto: Ana Togashi.

O atendimento é super, a comida é super e o preço é super também, mas vale cada centavo numa data especial como era essa para a gente. Não vou resenhar nosso jantar aqui porque recentemente escrevi um post como convidada para o blog Posso Pedir? contando dos nosso pedidos e da harmonização das cervejas, o ponto forte da casa que pertence a cervejaria Therezópolis. Mas deixo com vocês uma dica LINDA: o BierTour.

O BierTour, como o próprio nome indica, é um momento de aprender um pouco mais sobre cerveja e apreciar as que a casa serve. Diferente do tour da Cervejaria Bohemia, em Petrópolis, que conta com um museu da cerveja – vale visita se você, como marido e eu, é “beerlover”-, o BierTour St Gallen é mais um bate papo com direito a “provinhas” harmonizadas dos chopps da casa e das cervejas produzidas na mini cervejaria teste que a casa tem. Achei super bacana e informativo, principalmente porque tenho muito interesse em aprender mais do universo cervejeiro e em como harmonizar cerveja com a comida. Beber cerveja, para mim, vai muito além de “ter um barato alcoólico”, tanto que eu só bebo o que a Bier Sommelier da casa, Marcelle Corrêa, chamou de “cerveja especial”, produzida rigorosamente dentro da lei de pureza alemã – aquela que diz que cerveja só pode ser feita de quatro ingredientes: água, malte, lúpulo e levedo.

Marcelle, levemente borrada - hihihi -, e os ingredientes das cervejas da casa. Foto: Ana Togashi.

Marcelle, levemente borrada – hihihi -, e os ingredientes das cervejas da casa. Foto: Ana Togashi.

"Ripa" de degustação e harmonização com os chopps da casa. Foto: Ana Togashi.

“Ripa” de degustação e harmonização com os chopps da casa. Foto: Ana Togashi.

 

Uma cerveja do tipo APA - American Pale Ale - que estava sendo testada na cervejaria modelo da casa. Foto: Ana Togashi.

Uma cerveja do tipo APA – American Pale Ale – que estava sendo testada na cervejaria modelo da casa. Foto: Ana Togashi.

Amigues, vale o passeio. Vale ir no almoço, no jantar, só para fazer o BierTour e tirar fotos… Vale tudo, vale muito. Mas como só tínhamos 24 horinhas, basicamente passamos boa parte delas jantando à luz de velas na Vila St Gallen e fazendo o BierTour, hihihi. Fomos tambem à Feirarte, feirinha de artesanado muito tradicional da região e aos shoppings do Alto, bairro bastante conhecido da cidade. É bom não fazer tudo de uma vez porque aí sempre temos motivos para voltar, né? Embora, acredite, que na próxima ida, a Vila St Gallen é parada certa!

 

Vila St Gallen – Cervejaria Sankt Gallen
Rua Augusto Amaral Peixoto, 166 – Alto – Teresópolis

 

3 comentários sobre “Trink, trink, Brüderlein trink!

  1. Que legal! Já fui a Terê algumas vezes (mais no início do namoro), mas justamente para essa parte ecológica ou romântica, nada de circuito cervejeiro. Vou incluir para ir! Tô com saudade da cidade. A feirinha é aquela da praça, né? Tem um restaurante ótimo ali que serve uma picanha que nossinhora! E tem a Maria Torta, com doces e uns cafés maravilhosos.
    O que pega é o pedágio, que assalto, gente!

    Você já foi na Baden Baden, em Campos do Jordão? Também fazem tour, degustação e tem uma lojinha sensacional!
    Ainda quero terminar o circuito cervejeiro de Petrópolis, pq tb só conheço o da Bohemia. Ainda falta o da Itaipava e da Cervejaria Imperial.

    Podíamos ir juntas.

    bjs
    http://www.blogdapriscilla.com

    • Quero ir na Baden Baden, mas exige uma economia MUITO maior, hehehe… talvez ano que vem, estamos planejando. Por enquanto tô fazendo o circuito cervejeiro artesanal do Estado do Rio, hehehe. Já descobri uma em Friburgo, a Ranz Bier, tô planejando de ir, vamos? De Petropólis quero ir na Cidade Imperial, tem que agendar a visita, é um pouco mais complicado, mas vou me organizar… Vamos marcaaar! Mas, provavelmente, só mês que vem agora.,.. Porque, né, tô dura pós Vila St Gallen, huehue… 🙂

      • Será um prazer recebê-los aqui na Ranz!
        O tel de contato é (22) 2542-4012, funcionamos de quinta a segunda das 10h as 21h.
        Até breve!

        Gustavo Ranzato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s